Quem nos acompanha já sabe que o azeite é o alimento mais falsificado do mundo, mas será que o consumo regular do óleo é bom para a saúde?
O azeite extravirgem é uma fonte de gordura saudável, quando é 100% natural. Para produzir um litro de azeite são necessários dez quilos de azeitona, passando por um processo de fabricação complexo, que gera um alto custo por garrafa.
Versátil, o alimento é rico em nutrientes, é funcional e é a base da famosa dieta mediterrânea e deveria fazer parte da rotina alimentar de todos que buscam qualidade de vida.
Dicas para comprar um bom azeite
Está com dúvidas na hora de comprar o seu azeite? Nós trouxemos alguns apontamentos que farão toda a diferença para te ajudar, confira:
- Sempre desconfie de produtos com valor abaixo;
- Compre azeites envazados em garrafas escuras;
- Prefira aqueles que são produzidos e envasados no mesmo lugar;
- Prefira os azeites que foram envasados mais recentemente;
- A acidez do azeite extravirgem é de no máximo 0,8%, leia o rótulo;
- Prefira sempre o extravirgem por ter qualidade superior;
- Coloque uma porção de teste no congelador, se ele fica com cor de manteiga é original, se ficar pastoso e esbranquiçado é falsificado.
Não compre óleo misto ou composto
Se você está buscando benefícios para a sua saúde através da compra de um bom óleo, não compre o composto!
O óleo misto ou composto é uma mistura de óleo de soja, óleo de milho e azeite em pequenas porcentagens para que seja mais barato.
O que acontece é que essa mistura não beneficiará a sua saúde. Quem deseja reduzi custos e beneficiar a própria saúde ao mesmo tempo deve preferir o óleo de coco, gergelim ou abacate que são mais saudáveis quando comparado com óleos vegetais.