As eleições nos Estados Unidos são bastante diferentes daquilo que nós conhecemos no Brasil e é por isso mesmo que nós trouxemos mais detalhes para sanar a sua curiosidade sobre as eleições norte-americanas.
Afinal, ao contrário daquilo que muitos brasileiros sabem, as eleições norte-americanas possuem um grande impacto no nosso país. Uma vez que, somos parceiros comerciais e o dólar ainda é a moeda mais forte do mundo.
Por isso mesmo, é indispensável acompanhar as eleições norte-americanas visando entender como as movimentações dos Estados Unidos podem mudar a economia brasileira.
Algumas curiosidades sobre eleições nos Estados Unidos
Uma das principais diferenças entre as eleições norte-americanas e as nossas é que por lá, o voto não é obrigatório.
E isso faz toda a diferença na corrida eleitoral, por ser necessário que os candidatos se empenhem mais em busca dos votos da população.
Afinal, é indispensável motivar a população a votar, o que acaba sendo um dos focos dos políticos.
Além disso, a eleição nunca ocorre nos finais de semana como é no Brasil, os votos começam a ser feitos sempre na primeira terça-feira de novembro que caia após uma segunda-feira. Portanto, se o primeiro dia do mês é terça-feira, a eleição só ocorrerá na segunda terça-feira do mês.
Outra diferença é que embora exista uma data oficial, alguns lugares abrem as urnas antecipadamente, recebendo a votação dos norte-americanos. Outra possibilidade é fazer a votação pelos correios.
A cerimônia de posse é só no dia 20 de janeiro
Diferente daquilo que ocorre no Brasil, o presidente nos Estados Unidos só assume a partir do dia 20 de janeiro. A cerimônia pode ser pública, mas também pode ser privada caso o dia 20 caia em um domingo.
Outro diferencial é que nos EUA não existem urnas eletrônicas como as utilizadas no Brasil. Portanto, são curiosidades interessantes para saber sobre uma das maiores economias do mundo.