Seu sonho de comprar a casa própria por financiamento imobiliário precisará ser atualizado! E isso está atrelado ao fato de que a Caixa Econômica Federal mudou as regras para financiamento imobiliário, proporcionando a necessidade dos brasileiros se adaptarem.
Afinal, as regras do financiamento impactam todos aqueles que desejam comprar o imóvel dos sonhos e estão na busca por oportunidades de saírem do aluguel.
Aumento na demanda por financiamentos
A Caixa Econômica Federal fez algumas mudanças em suas linhas de financiamento imobiliário dado o aumento da procura de milhares de brasileiros por imóveis financiados.
A partir de hoje é preciso dar entrada de 30% do valor do imóvel para que consiga obter um financiamento pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Até ontem aqueles que tinham a linha aprovada precisavam de apenas 20% do valor do imóvel. Esses 10% alterados representam uma quantia significativa no orçamento de milhares de brasileiros que precisarão economizar mais para dar entrada no imóvel dos sonhos.
Lembre-se que a entrada para quem trabalha de carteira assinada pode ser feita usando o saldo do FGTS. Dessa forma, a compra do imóvel é facilitada para o trabalhador, que pode usar recursos próprios e o FGTS para efetuar os pagamentos.
Faça amortização dos juros
Planeje a sua vida financeira na hora de comprar seu imóvel dos sonhos, para que consiga fazer amortizações do saldo devedor.
Você pode, por exemplo, usar o 13° salário para fazer uma amortização anual do valor devido. Dessa forma, você elimina juros de seu financiamento, ao optar por reduzir o tempo da dívida.
A amortização pode ser feita diretamente pelo aplicativo da Caixa Econômica e reduz significativamente o valor que você pagará em juros ao longo da quitação de seu financiamento.
Uma vez que, cada amortização é um pagamento sobre o valor total do financiamento, ou seja, você está reduzindo a dívida sem a cobrança de juros. E isso faz toda a diferença para acelerar a conquista da casa própria. E você, já financiou um imóvel ou está pensando em financiar?