A CycloTech é uma empresa de aviação austríaca, que está prestes a lançar um carro voador. A empresa promete revolucionar o mercado de mobilidade aérea, com uma solução que tem sistema de propulsão único.
Não é de hoje que empresas tentam fazer carros voadores e é justamente por isso que a ideia chama tanta atenção. Afinal, quem nunca sonhou com veículos voadores? A ideia está presente no imaginário social.
BlackBird: o carro voador da CycloTech
Totalmente diferente de tudo que estamos acostumados, o BlackBird é um carro aéreo com sistema CycloRotors, desenvolvido pela fabricante CycloTech.
Segundo a empresa, a tecnologia consegue controlar o vetor de empuxo em força, oferecendo a possibilidade de manobrar o carro aéreo como nunca visto antes.
Com 6 rotores, o veículo possibilita a decolagem e pouso vertial, além de viabilizar frenagem e desaceleração no ar.
Além disso, outro diferencial é que o veículo tem 4,9 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e 2 metros de altura. Essas dimensões são superiores aos carros convencionais.
A capacidade de realizar voos precisos para os lados e para trás, frear em pleno ar e gerar inclinação vem chamando a atenção dos entusiastas de veículos aéreos.
O projeto ainda tem algumas limitações
É importante saber que o projeto ainda tem algumas limitações. Por exemplo, o fato de suportar o peso máximo de 340 kg e atingir uma velocidade máxima de 120 km/h.
Portanto, é um veículo que ainda está em teste e que certamente chegará ao mercado com valor bastante elevado.
Muito embora seja realmente inovador, a autonomia do veículo fica perto de 100 km de distância, o que é suficiente para táxi aéreo, por exemplo.
O sucesso do veículo ainda depende de muitos fatores, mas a sua existência e capacidade já nos mostram pistas que em breve teremos carros voadores de fato.