Especialistas explicam diferenças entre veias saltadas e varizes e quando buscar ajuda médica
Muitas pessoas se preocupam quando notam veias mais visíveis em seus braços ou pernas, questionando se isso pode indicar algum problema de saúde. As veias saltadas são aquelas que ficam mais visíveis sob a pele, mas isso não quer dizer que elas estejam danificadas, como nas varizes. Segundo especialistas, é importante entender as diferenças entre esses dois quadros para saber quando há motivo real de preocupação.
Em muitos casos, essas veias visíveis são consequência de uma combinação de fatores como pouca gordura corporal e uma musculatura mais definida, o que as torna mais aparentes sob a pele. De acordo com profissionais da área médica, a presença de veias saltadas não indica necessariamente um problema de saúde, diferentemente das varizes, que representam uma condição médica que requer atenção especializada.
A diferença principal entre veias saltadas e varizes está na funcionalidade dos vasos sanguíneos. Ao contrário das varizes, na maioria dos casos, elas não estão associadas a nenhum problema circulatório. Enquanto as veias saltadas são geralmente apenas uma questão estética, as varizes indicam insuficiência venosa, uma condição em que o sangue não retorna adequadamente ao coração.