Os transtornos alimentares são caracterizados por uma alteração no padrão nutricional. Existem diferentes tipos de transtornos alimentares que podem abalar a qualidade de vida das pessoas.
Afinal, a forma como uma pessoa se alimenta é determinante para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Por isso mesmo, nós trouxemos algumas informações e dicas úteis, que vão auxiliar a entender o que são os transtornos alimentares.
Anorexia
A anorexia leva ao consumo calórico significativamente menor que o normal, desencadeando a perda de peso.
Geralmente o indivíduo anoréxico tem uma imagem de si mesmo acima do peso, o que motiva a busca contínua por perder peso. Afinal, a pessoa não consegue enxergar que já está magra.
Bulimia
No caso da bulimia, o consumo de calorias é muito elevado, mas como forma de evitar engordar, a pessoa induz o vômito após comer demais.
Também é comum a utilização de medicamentos inibidores de apetite, realização de exercícios físicos em excesso e outras medidas para reverter o ganho de peso que viria do excesso de calorias consumidas.
O hábito de vomitar pode comprometer a saúde gástrica e causar danos aos dentes, além de outros problemas provocados pelo ácido gástrico junto com o vômito.
Compulsão alimentar
A compulsão é um transtorno caracterizado pelo consumo de muitas calorias, com grande frequência até a pessoa não conseguir mais comer.
As crises de transtorno alimentar ocorrem ao menos 2 vezes na semana, sendo um quadro muito associado à obesidade.
Os transtornos alimentares são prejudiciais à saúde, mas possuem tratamento com equipe multidisciplinar. A ajuda psicológica é o principal fator para driblar o problema, garantindo suporte para que o paciente possa reestruturar a sua relação com a comida e evitar que continue mantendo hábitos prejudiciais para a sua saúde.